sábado, 6 de março de 2010

Proteja nossas florestas!

Proteja as Florestas!!!

As florestas da Amazônia concentram 60% de todas as formas de vida do planeta.
Acredita-se que apenas a metade seja conhecida pelos cientistas. são mais de 3 mil espécies de árvores, algumas com mais de 50 metros de altura. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais precismos preservá-la.

O Tesouro escondido na selva
A Amazônia tem a maior Biodiversidade do planeta, mas apenas 10% dela é conhecida pela ciência. A falta de pesquisas e as leis contra a Biopirataria impedem que o Brasil aproveite o potencial de uso da flora e dos microrganismos na medicina e na indústria.

Sayuri: - Imagina quantas espécies de plantas pode existir na floresta Amazônica, muitos delas com certeza pode ser usada para cura de várias doenças que hoje não poderia ter cura.
Rainha da Floresta
Crianças brincam nas raízes de uma Sumaúma, a maior árvore do Brasil, que chega a 60 metros de altura: 25% das substâncias usadas hoje no tratamento de tumores vêm de florestas tropicais.

Sayuri: - Já imaginou nós destruindo o que poderia nos salvar? Eu não entendo porque destrõem florestas que poderia ajudar nas curas que maioria dos humanos possuem!
Com certeza fazem isso por dinheiro, confesso que isso ajuda, mas não é importante. Não vale a pena destruir por dinheiro, afinal o que pode ser destruido poderia ajudar. Imagina homens que desmata as florestas, hoje pode ter alguma doença sem cura e com o avanço da ciência poderia ter descoberto que o que ele destrui poderia ser sua salvação. Então não fazem nada de errado por dinheiro, por que um dia você pode precisar do que destrui. Além de evitar de aumentar o aquecimento global pode ajudar milhões de vida tantos os humanos e dos animais.



Desmatamento de Florestas
O desrespeito e a depredação da natureza provocam consequências desastrosas. A destruição de florestas e o aquecimento global propiciam a propagação de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a malária. Ao invadir florestas o homem entrou em contato com vírus que não conhecia, como o HIV da aids, que espalhou-se pelo mundo a partir da caça de chimpanzés na selva africana.Na Europa, EUA e em várias partes do mundo, florestas foram devastadas em nome do próprio progresso, para dar lugar a plantações, pastos, cidades, indústrias, usinas, estradas, etc.

Campeão absoluto de biodiversidade terrestre, o Brasil reúne quase 12% de toda a vida natural do planeta. Concentra 55 mil espécies de plantas superiores (22% de todas as que existem no mundo), muitas delas endêmicas (só existem no país e em nenhum outro lugar); 524 espécies de mamíferos; mais de 3 mil espécies de peixes de água doce; entre 10 e 15 milhões de insetos (a grande maioria ainda por ser descrita); e mais de 70 espécies de psitacídeos: araras, papagaios e periquitos. (Conservation International)Quatro dos biomas mais ricos do planeta estão no Brasil: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal. Infelizmente, correm sérios riscos. A Mata Atlântica se desenvolve ao longo da costa brasileira, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Ela guarda cerca de 7% de sua extensão original e o Cerrado possui apenas 20% de sua área ainda intocados. Estas duas áreas são consideradas hotspots, isto é, áreas prioritárias para conservação, de rica biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. A implantação de corredores de biodiversidade é a principal estratégia empregada pela ONG CI-Brasil para direcionar as ações de conservação nos Hotspots e nas Grandes Regiões Naturais. Nascentes de águas que abastecem vários estados brasileiros estão na Na Mata Atlântica.O Cerrado abriga a mais rica savana do mundo, com grande biodiversidade, e recursos hídricos valiosos para o Brasil. Nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, do Prata e do São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário